“A confiança na Ecografia Obstétrica foi-se consolidando”

Na 4ª edição da Semana de Ecografias, o Portal da Saúde entrevistou a Doutora Teresa Figueiredo, Diretora Clínica da Gnóstica Medical Center.

WhatsApp Image 2017-01-30 at 20.36.02

Doutora Teresa Figueiredo

Qual o balanço da 4ª edição da Semana de Ecografias?

Foi uma semana em que a procura dos nossos serviços aumentou muito. A crescente noção da confiança no profissional de saúde, e dar uma resposta com credibilidade fizeram com que tenha existido um maior direcionamento para o contributo da ecografia na patologia tiroideia, abdominal e renal e ginecológica. A confiança na Ecografia Obstétrica foi-se consolidando.

Qual o retrato imagiológico se São Tomé e Príncipe?

O País tem muita necessidade de equipamentos com acuidade de diagnóstico, mas também de profissionais, que possam dar resposta a toda a população transmitindo precisão, credibilidade, atualização de diagnósticos, rapidez de entrega e uma informação séria e de fácil perceção.

 Quais os problemas identificados?

Falta de apoio na área materno-infantil para acompanhamento das grávidas e necessidade de mais consultas de especialidades, bem como de laboratório . A população faz muito automedicação, e por outro lado o leque de fármacos disponíveis é reduzido pelo que tomam empiricamente muitos medicamentos criando muitas resistências.

Perante o cenário descrito, que conselhos sugere como forma de prevenção?

Fazerem uma 1ª consulta de Ginecologia quando iniciam atividade sexual para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.O uso de preservativo é fundamental nesta prevenção.

Não tomarem medicamentos sem prescrição médica. Recorrerem a diagnósticos sérios logo no início dos sintomas.  Realizar periodicamente citologia e ecografia endovaginal.

No caso de gravidez é importante despistar malformações com ecografias às 12 semanas e a ecografia morfológica às 20 semanas ( 3 e 5 meses respetivamente).

O sexo masculino deve vigiar a tensão arterial e efetuar anualmente ecografia aos rins, bexiga e próstata a partir dos 40 anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s