SAÚDE DA MULHER | A primeira ida ao Ginecologista

De seis em seis meses, as mulheres devem realizar exames de rotina, como ecografias, análise sanguínea, entre outros, para garantir que está tudo bem com a sua saúde.

É por isso essencial a realização de um check-up ginecológico, enquanto forma de prevenção de doenças e também para esclarecer qualquer dúvida que surja junto de um especialista.

 No entanto, existem ainda muitas questões, como por exemplo, quando deve a mulher ir pela primeira vez ao ginecologista. Veja abaixo a resposta a esta e outras perguntas.

Quando devo ir ao ginecologista pela primeira vez?

Não existe uma idade específica para ir ao ginecologista pela primeira vez. Os motivos pelos quais, normalmente, vamos ao ginecologista pela primeira vez são: quando aparecem os primeiros sinais de amadurecimento dos nossos órgãos sexuais, -após a vinda da primeira menstruação – quando iniciamos a nossa vida sexual – quando detetamos alguma anomalia nos nossos órgãos genitais ou alterações do fluxo vaginal.

O que fará o ginecologista na primeira consulta?

Na primeira consulta de ginecologia, o que o médico geralmente faz é: uma palpação dos seios, uma observação do colo do útero – uma inspeção dos genitais externos e da vagina- também analisará o teu colo do útero, recolhendo uma amostra para determinar em que estado se encontra, exame designado por citologia. Além disso, o ginecologista perguntar-te-á a periodicidade do teu período (ciclo menstrual), a data do último período, se usas algum método anticoncecional,… entre outras coisas.

Convém ir ao ginecologista com frequência?

É muito importante que a mulher que mantém relações sexuais vá regularmente ao ginecologista. Em primeiro lugar, para prevenir qualquer alteração do sistema genital feminino e, em segundo lugar, para esclarecer dúvidas sobre sexualidade e métodos contracetivos. Além disso, quer tenhas ou não relações sexuais, qualquer alteração ou irregularidade do teu ciclo menstrual deverá ser consultada com o teu ginecologista.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s